“Só lendo. Só vendo. Só vento de pura poesia, graça e gostosura."

  • 11
FABÍOLA FOI AO VENTO

“Oi, Renato,

Aí está o livro que iniciou a carreira literária de Ricardo Benevides.

Desejo que você o deguste com prazer.

Beijos,

Ana Benevides.”

Estes escritos vieram com o livro FABÍOLA FOI AO VENTO (DCL), belíssima edição de Daniela Padilha, no dia 12 de junho de 2012. Ana Benevides, com estas palavras, me fez entender que o meu caminho na Literatura Infantojuvenil precisava continuar. Digo isto porque, naqueles dias, eu estava encerrando um ciclo de 6 anos de Melhoramentos.

“FABÍOLA FOI AO VENTO é o nosso trabalho em ilustração mais recente (1ª edição em outubro de 2010). Para nós foi um prazer dar cor a esta história tão poética e delicada de Ricardo Benevides, que fala da amizade e cumplicidade mágica entre Fabíola e seu cão e a capacidade infinita de sonhar, espantando-se com as coisas simples da vida.” Loly & Bernardilla.

“O que você achou da história, dos desenhos, do voo da menina e do cachorro ventania, hein?” Ricardo Benevides

""Apenas uma menina e seu cachorro." Apenas? A duras penas, ela leva o bicho pra passear, porque ele é maior do que ela. Mas o que fazer se quem guia é o cachorro? A menina foi ao vento e... Só lendo. Só vendo. Só vento de pura poesia, graça e gostosura."Luiz Raul Machado.

Com toda a certeza do mundo, estes fragmentos de Ana Benevides, Loly & Bernardilla, Ricardo Benevides e Luiz Raul Machado sobre FABÍOLA já impressionariam vocês, leitores ilustres deste ninho, mas preciso responder à pergunta do grande autor Ricardo, que infelizmente ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente.

Ricardo, só a capa já me leva a desejar o livro! A capa fosca, que dá ao todo um belo requinte, o verniz poderoso em Fabíola e no título, o formato e as ilustrações poéticas das ilustradoras me fazem acreditar que irei ao vento assim como a personagem. E realmente fui.

Recebi o livro, pelos Correios, num momento de transição profissional, momento que me pedia outros horizontes, outros ventos; tudo indica que Ana Benevides sabia de tudo isso e resolveu me ajudar, ou melhor, Ana, Fabíola e Titã resolveram me ajudar!

“Em manhã de Sol, quando a Terra aquece, Fabíola sai pra passear com Titã.

Rua abaixo, vai descendo, sentindo a brisa, sem olhar pra onde pisa. Apenas uma menina e seu cachorro.”

O que será que vai acontecer nesse passeio especial de Fabíola e Titã?

“Fabíola foi ao vento e perdeu o acento. E virou Fabiola, virou pipa que balança a rabiola quando sobe lá pro longe lá do céu.”

Titã, cachorro ventania e grande amigo de Fabíola, possibilitou-lhe vento de pura poesia, de graça e de gostosura!

Titã fez Fabíola ir ao vento e se transformar!

Amigos, a meu ver, Ricardo Benevides, o escritor dessa história, almeja que nós também consigamos ir ao vento de poesia e perder o acento. Ricardo deseja que, apesar do dia a dia, que muitas vezes quer engolir a gente, nós possamos nos transformar sempre em pessoas melhores. Que hoje possamos ser melhores que ontem. Que possamos nos alegrar e alegrar o outro. Ana Benevides fez isso comigo.... tantas pessoas fazem isso comigo... e como agradecer?!

Ontem e hoje, recebi demonstrações monstruosas de afeto por conta do Passarinho, e necessito agradecer a essas pessoas de alma!

Lister e Heloisa Leandro: casal do qual admiro muito por vários motivos! Sim, Lister e Heloisa entram no rol dos casais apaixonantes da Literatura, tais como: Marina Colasanti e Affonso Romano de Sant’anna, Marilda Castanha e Nelson Cruz, Zélia Gattai e Jorge Amado, Elaine Maritza e Caio Riter...

Heloisa sempre me emociona, pois sempre comenta os meus textos (todos eles), e de uma forma só dela, e ontem, no Coquetel de Inauguração do Centro Britânico do Itaim, Lister elogiou a iniciativa pessoalmente. Quase desabo...

Heloisa e Lister, muito obrigado pelo grande apoio, eu os admiro muito!

Ana Amália, muito obrigado por todas as palavras bonitas de ontem em relação ao blog! É uma honra, pois a Literatura e você são uma só! Bom retorno à Londres e que seu Doutorado por lá seja dadivoso!

Cíntia Medina, fiquei muito emocionado hoje com você ao ver o meu nome na página de agradecimentos de sua Dissertação, cujo objeto de estudo são os Direitos Autorais.

“Ao Renato, por sua leveza à vida”.

Cíntia, acho que devo essa leveza à Literatura Infantojuvenil e ao Passarinho, que sempre me salvam!

Heloisa, Lister, Ana Amália e Cíntia: vocês me possibilitaram o vento da poesia!

FABÍOLA FOI AO VENTO foi o primeiro livro de Ricardo para o público infantil.

Em 2000, o livro, editado pela Revan, agraciou o escritor com o Prêmio de Autor Revelação da FNLIJ.

Bio Ricardo Benevides:

Nasceu no Rio de Janeiro. Formou-se na Faculdade de Comunicação Social da Uerj, em 1996, e concluiu o Mestrado em Literatura Brasileira pela mesma instituição, em 2004. Trabalhou como editor de Literatura na Ediouro e como editor de texto na Editora Paz e Terra. Em 2000, lançou seu primeiro livro para o público infantil, “Fabíola foi ao vento” (Revan), pelo qual recebeu o Prêmio de Autor Revelação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Atualmente trabalha como professor dos cursos de Comunicação Social das universidades Estácio de Sá e Gama Filho e das Faculdades Integradas Hélio Alonso. Nas horas vagas, joga futebol e toca guitarra num grupo de rock. Entre uma coisa e outra, gosta de assistir filmes com a Dri e brincar com o Pedro.

Site Grupo Editorial Record

Bio Loly & Bernardilla:

Nascemos em Santiago do Chile e, além de amigas, há anos ilustramos. Mas, na verdade, desde criança não largamos o pincel, os gizes de cera e os lápis de cor. Para saber mais, acessem: http://lolybernardilla.blogspot.com.br

Amigos, um ótimo final de semana e até sexta!

Dia 11, Passarinho se encontrará com um livro... não tenho palavras para descrevê-lo... será um texto-homenagem ao dia das crianças! Puro encantamento!

Agradecimentos:

A todos que me emocionaram com compartilhamentos no facebook e com comentários belíssimos sobre o texto “Eu e o meu Tesouro de 25 anos atrás!”, principalmente estes dadivosos, que tiveram a gentileza de postar no PASSARINHO as suas impressões:

Heloisa Leandro, Du Marques, Rafael Mussolini e Henriette Effenberger.

Renato Coelho

Apaixonado pela Literatura Infantojuvenil.

11 comentários:

  1. Final de semana é sempre começo.Começo de sabimento de ovo ou cisco novo neste ninho. E hoje se sabe de uma menina que foi ao vento, e do vento o passarinho a trouxe. Dá vontade de fazer uma pipa e ir encontra-la neste sábado à tarde.
    Renato me ajuda nesta primavera longe da infância. Lá no longe eu saia pelos Matos procurando um ninho novo para acompanhar. Agora com poucos matos, e meio rengo da meia idade, inda bem que é só ligar o computador.

    ResponderExcluir
  2. O visitante do Passarinho de ontem foi um cachorrinho e sua pequena dona, e, coincidentemente, ontem foi o dia de São Francisco, o protetor dos animais!
    Tudo tem um significado, tudo tem um sentido, basta olhar e sentir.
    Faço minhas as palavras de São Francisco, em momentos tão difíceis da vida, quando a poesia parece tão distante das pessoas.

    Um momento de reflexão:
    "Senhor,
    Fazei-me instrumento de vossa paz.
    Onde houver ódio, que eu leve o amor;
    Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
    Onde houver discórdia, que eu leve a união;
    Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
    Onde houver erro, que eu leve a verdade;
    Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
    Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
    Onde houver trevas, que eu leve a luz...."

    Que a literatura e a arte sejam o bálsamo que nos alivie a dor da existência.

    ResponderExcluir
  3. Diante desse texto fiquei com imensa vontade de ler "Fabíola foi ao vento", o que me fez lembrar de uma citação do Flávio Carneiro que diz que "um bom livro é aquele que merece ser relido, que deixa com o desejo de releitura". Utilizando das palavras do Carneiro, diria também que o livro de qualidade é aquele que te seduz pelos comentários (mediação) daqueles que já o leram e se encantaram. Preciso ter 'Fabíola' em mãos! Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. O que posso dizer sobre seu texto:
    Primeiro - Sempre fico louca para ler o livro (o que é uma perdição para o meu bolso, mas um bálsamo para a alma);
    Segundo- Você entra no livro, vive o livro, põe a sua vida no livro, o que nos aproxima ainda mais. Não é nada impessoal, aliás é totalmente pessoal;
    Terceiro- A gente fica na expectativa do próximo livro a ser descoberto e qual relação ele tem com a sua vida (não sou fuxiqueira, só gosto de histórias e pessoas);
    Quarto e último - Eu amo o que você escreve.

    ResponderExcluir
  5. Bem meu querido, lendo seu texto me deparei com a seguinte pergunta:- O que eu posso dizer sobre seu texto? Afinal é tão perfeito que me faltam palavras, me peguei viajando no mundo de sonhos, relembrando minha infância e viajando em cada linha desse texto que tem uma sintonia como uma orquestra perfeita. Cada vírgula, cada paragrafo demasiadamente perfeito.
    Após terminar de ler o texto, senti uma vontade louca para ler o livro, e com certeza irei compra-lo assim que chegar no Brasil.
    Meu querido, a forma que Você viaja na literatura me fascina, sinto você nesse texto e olha é um mérito muito grande conseguir sentir o autor em sua obra...você põe a sua alma na sua obra, o que faz com que nos leitores desse primor que você escreve verdadeiros "enamorados" pelo seu talento...
    Bem, sou uma pessoa muito crítica e é com muito orgulho e prazer que venho aqui, admirar esse talento que é o seu trabalho...Sonho em poder ler uma biografia escrita por você !!! E saiba que se eu puder patrocinar essa ideia será um prazer!!! Aguardemos!!!Um beijo enorme em seu coração e obrigada por me presentear com o prazer de ler esse primor!!!

    ResponderExcluir
  6. Amei muito o que você escreveu, me encantei...Minha amiga Isa me passou teu blog e eu adorei!

    ResponderExcluir
  7. Isabela Mattos me indicou seu blog. De fato, tem um imenso valor artístico e substancial. Venho parabenizá-lo pelo belo trabalho e desejar-lhe uma carreira de sucesso, seja o que sucesso significar para você. Deixo aqui um pensamento, cujo autor não me recordo no momento: "Quem desiste dos seus sonhos, não é digo deles.". Isto não significa que as pessoas que desistem de seus sonhos não sejam capazes de realizá-los. Significa que elas não o desejaram suficientemente. Se deseja, não desista, pois você é capaz. Um grande abraço de um vizinho brasileiro.

    ResponderExcluir
  8. Perfeito seu trabalho. Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Este blog presta um grande serviço ao permitir ao leitor saborear, tatear as histórias antes de ir ao banquete. Ser um bom leitor tem a prerrogativa da curiosidade, que orientada por leitores/escritores de grandes talentos é possível ter um melhor paladar literário. Parabéns pelo Blog, que me foi indicado pela Isabella.

    ResponderExcluir
  10. Isabela Mattos me indicou seu blog,e agradeço por isso,sua obra e perfeita,fico perdido entre tantos adjetivos a sua arte.Parabéns,O Texto e maravilhoso,o tema me fez "viajar" e é isso que estando faltando,obras como essa que despertam a vontade de ler.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns! A Isabela sabe valorizar quem tem talento, me indicou e curti. De novo, PARABÉNS! Continue escrevendo assim...

    ResponderExcluir