“Tem dia que sim e tem dia que não.”

  • 9
CARMELA CARAMELO

Carmela Caramelo é assim, cheia de faces, cores e sabores. Para cada história um olhar meigo, um sorriso de felicidade, um demonstrar de encanto. Nos momentos difíceis, um jeito simples de esperar passar. Como chuva. Depois é só escorrer para todos os lados.” André Neves.

“Tem dias que sim, mas tem dias que não.

Bom mesmo é que a gente sempre pode dar um abraço a cada sim.

E a cada não.”

CARMELA CARAMELO (Cortez), de Cris Rogerio e André Neves, me encantou porque conversou com os meus sentimentos. Impossível não se apaixonar pela menina grande que é atrapalhada, bem-humorada, louca por fazer doces e que, acima de tudo, dribla os dias tristes, pois afinal tem dia que sim e tem dia que não. Como sair ileso de um livro feito pela Cris e pelo André? É muito sentimento bom junto! Antes de continuarmos a história com gosto de caramelo, preciso escrever um pouco sobre a Cris.

Conheci a Cris Rogerio lá nos meus tempos de Melhoramentos nas conversas com a Marina Vidigal. Marina enviava-me pareceres de originais infantis e resenhava livros infantis para a Cris, editora de educação e cultura na revista CRESCER na época. Me lembro que quando vinha da gráfica algum livro especial, eu não perdia tempo e mandava depressa um exemplar para a autora da Carmela! E o que dizer do Prêmio 30 melhores livros infantis do ano Crescer?! Saí da editora, ela também saiu da revista, eu inaugurei este ninho de livros para crianças e jovens e ela a página Esconderijos do Tempo, no facebook. Enfim, somos dois apaixonados pela Literatura Infantil! Na última quarta-feira aconteceu a Cerimônia do Prêmio Jabuti e, para minha felicidade, nos encontramos, nos abraçamos e enfatizei a minha grande admiração pela sua trajetória e pelo seu amor desmedido à Literatura Infantil! Ela é dessas pessoas que quando começam a falar de algo especial, os olhos brilham!  E quando o assunto foi a Clarice, sua filhota? Clarice já está tendo contato com Monteiro Lobato...

Lançamento CARMELA 

Cris Rogerio - grávida de Clarice e André Neves no Lançamento de CARMELA CARAMELO.

Voltando à CARMELA...

“Quando cozinhava

Fazia doces, e o cheiro delicioso saía do fogão, passava pela porta e laçava a criançada. Eles largavam tudo só para experimentar as guloseimas de Carmela Caramelo.”

“TINHA

Doce em potes.

Doce encaracolado.

Doce em pedaços.

Doce embrulhado.

Doce de comer de colher.

Doce enfeitado.”

CARMELA CARAMELO, livro delicadamente editado pelo editor Amir Piedade, é uma ode à vida! Carmela, antes de tudo, vive intensamente todos os momentos, sejam eles quais forem! Carmela cozinha, costura, combina cores, se alegra, mas sabe também que nem sempre o que acontece é do jeito que a gente gosta. Este é um livro para as crianças de todas as idades, para as meninas, os meninos, enfim, para os apreciadores de uma boa história! E uma boa história pede um grande ilustrador! Sim, o grande André Neves! Numa das entrevistas da Cris, ela disse que Carmela era 50% autora e 50% ilustrador. Amigos, um livro infantil que pulsa na gente nasce assim!

Carmela abre a porta de seu mundo, entramos e não queremos sair. Acredito que isso acontece com todos os livros que são dádivas, e não podemos esquecer que este é o primeiro da Cris...

CRIS ROGERIO

“Sou jornalista desde 1996, trabalhei em muitos lugares até chegar na revista Crescer, em 2005, onde me tornei uma estudiosa e apaixonada pela literatura infantil. Já publiquei uma história na obra Contos do Quintal: 15 histórias da revista Crescer, mas Carmela Caramelo é meu primeiro livro. André foi um dos primeiros a conhecer Carmela e é um presente maravilhoso poder apresentá-la a vocês em parceria com ele!”

Cris mantém a página Esconderijos do Tempo no facebook, um lugar mágico para os amantes da Literatura Infantil.

https://www.facebook.com/EsconderijosDoTempo?fref=ts

ANDRÉ NEVES

“Às vezes a gente precisa de um vendaval na imaginação para embaralhar a fantasia. Nesse tempo atribulado com tantas coisas, o sonho pode deixar a vida mais doce. Sou ilustrador e tenho vários livros ilustrados, às vezes escrevo também. Moro em Porto Alegre e tudo que faço é para brincar, para criar, para despertar e compartilhar fantasia. Minha imaginação é como água.”

Na última quarta, André Neves foi à Sala São Paulo para receber o Prêmio Jabuti de 1º lugar na Categoria Ilustração de Livro Infantil e Juvenil. TOM (Projeto), o livro premiado, estará no ninho em breve!

http://confabulandoimagens.blogspot.com.br/

Amigos, um ótimo final de semana e até sexta!

Dia 22, Passarinho se encontrará com Sylvia Orthof e Mariana Massarani no livro Mudanças no galinheiro mudam as coisas por inteiro (Rovelle).

Agradecimentos:

A todos que me emocionaram com compartilhamentos no facebook e com comentários belíssimos sobre o texto “A nossa eterna menina, que virou brasileira para sempre”, principalmente estes dadivosos, que tiveram a gentileza de postar no PASSARINHO as suas impressões:

Heloisa Leandro, Olga Samia, Karin Krogh, Rafael Mussolini, Penélope Martins, Lúcia Brandão, Pablo Morenno e Romont Willy.

Um abraço especial para Amir Piedade, editor da Editora Cortez.

Renato Coelho

Apaixonado pela Literatura Infantojuvenil.

 

9 comentários:

  1. A capa já me encantou... e saber que as crianças vão ter um exemplo de que nem tudo é perfeito, que tem dia bom tem dia ruim, já dá mostras de que é uma boa leitura. Crianças precisam de exemplos e de realidade, a vida vai ser bem mais fácil para elas, assim!

    ResponderExcluir
  2. Ah, tem frases que são tão incríveis que eu gente pensa: por que não inventei ela antes? "Tem dias que sim, mas tem dias que não" é uma delícia de ficar repetindo. E aí, dá uma felicidade imensa de existir gente que inventa frases que nem passou pela nossa cabeça porque, mais do que escrever, o que me apaixona é ler. "Depois é só escorrer para todos os lados", mais uma frase que dá pra se lambuzar de tanta gostosura. Essa Carmela é mesmo uma menina danada de esperta. Ou seria melhor dizer, essa Cris é uma menina danada de esperta? E que doçura de ilustrações do André.
    Beijos para o passarinho, para Carmela, para Cris e André
    Ronize Aline

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li o livro, apenas conhecia pela capa, mas agora acompanhando seu ninho e lendo seu texto, veio a vontade de conhecer melhor Carmela Caramelo! Muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Carmela Caramelo deve ser aquele tipo de livro indicado para criança de qualquer idade. Doida para conhecê-lo!“ "Tem dias que sim, mas tem dias que não". Simples, né? Era pra ser. Mas nós, adultos, complicamos quase tudo. Mas ainda bem que as crianças são sábias....

    ResponderExcluir
  5. E o Passarinho é também um espaço para conhecer novos autores: com seu texto fica nítido que podemos esperar muita sensibilidade do texto da Cris Rogério (que já quero conhecer) e o que dizer de André Neves? Só nos resta confabular suas imagens (e histórias).

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito feliz de ver um comentário sobre uma autora recém nascida. Isto só valoriza o seu blog e a sua crença na literatura. beijos

    ResponderExcluir
  7. Que beleza um livro infantil que tem cozinha. Eu descobri a beleza da cozinha com literatura quando vi "Como Àgua para Chocolate", o filme, e li, depois, o filme. Gosto de levar meu filho para a cozinha. E fazemos doces, e fazemos molhos. Ajudo ele a descobrir os sabores, os diferentes temperos que tenho no nosso jardim. Mais um para minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  8. O André eu já conhecia há muito. Agora quero muito conhecer a Cris depois dessa linda apresentação. Só posso esperar uma história bárbara dessa dupla.

    ResponderExcluir
  9. Passeando pelo seu blogue me deparei com histórias que já conhecia, algumas que ainda não li ,mas que já estavam na minha lista. Outras entraram para a lista hoje, pois através de suas palavras poeticamente cantaroladas fica difícil resistir aos belos livros que você nos indica! Prazer em conhecer um cantinho tão especial assim! Parabéns! Estarei sempre por aqui...

    ResponderExcluir