A menina do pai das delicadezas

  • 5
A menina que podia voar

 

“Vinícius Linné, 25 anos, professor, poeta, escritor e sonhador cresceu em um mundo povoado por dragões, castelos e fadas. É apaixonado, desde menino, pelo poder das palavras e das histórias. Depois de muito voar por páginas coloridas repletas de imaginação, decidiu também fazer voar meninas e meninos que gostassem de histórias tanto quanto ele.”

Conheci o menino Vinícius – poeta e com nome de poeta – no blog Febre Crônica onde ele derrama palavras apaixonadas todas às segundas-feiras. Solicitei a sua amizade no facebook logo depois (setembro do ano passado), e não parei mais de lê-lo, seria impossível parar... Além de Febre febrecronica.blogspot.com.br, Linné mantém o blog Anjo Maldito anjomaldito.blogspot.com.br e o Projeto Literatura Na Lomba nalomba.tumblr.com, projeto que mescla a arte da fotografia com a arte da poesia, poesia com lombadas de livros, genial... Recentemente, a sua menina que podia voar voou até a mim e, não teve jeito, #Passarinho precisava encontrá-la!

A menina que podia voar (Habilis Editora), de Vinícius Linné e com ilustrações de Mirella Spinelli, mexeu comigo também nos detalhes... Ao tirar o livro do envelope, constatei o “plástico” de proteção e pensei “pena a menina ter vindo sem uma dedicatória do Vinícius”, mas... a dedicatória estava lá. Nesse momento percebi que a menina não era uma qualquer, pois o “pai” sensível presenteava delicadezas. Eu, humildemente, convido-os a conhecerem essa menina para que possamos, antes de tudo, ouvir os nossos corações! Infelizmente a personagem principal troca o imaginário pela dura realidade por ouvir demais o outro, ah.... isso é tão comum, não é mesmo?!

“-É verdade? Mas é verdade da verdadeira que pessoa não pode voar? E como é que eu voo então?

-Pois você não voa, não pode, eu já disse! Se pensa que voa, faz aí pra eu ver.”

A menina que podia voar é um livro para crianças, jovens e adultos sobre acreditar em si e nos próprios sonhos. E é também sobre as consequências de ouvir mais os outros do que o próprio coração.” Eloí Bocheco.

Vinícius é daqueles poetas tão poderosos com a palavra que o encanto da história fica com a gente por muito tempo. Nos vemos na “menina” e torcemos por ela o tempo todo, torcemos pelo final feliz! No entanto, o leitor, mergulhado no mágico e na realidade, se depara com um final em que o previsível é desconhecido. E não poderia ser diferente... pois Linné escreve com verdade, pois sentimos o autor nas palavras. A Literatura Infantil é agraciada com Vinícius Linné.

Acredite, você pode voar!

BIO Vinícius Linné

Vinicíus Linné é professor, mestre em Letras (Estudos Literários) pela UPF, poeta e escritor. Possui textos publicados em  jornais, antologias e revistas literárias, além do livro infantojuvenil "A menina que podia voar", lançado em 2012 pela Habilis Editora.

BIO Mirella Spinelli

Mirella Spinelli é artista plástica, pós-graduada em História da Cultura e da Arte pela Fundep/UFMG, e em Arte Contemporânea pelo IEC-PUC/MG. Professora de criação de personagens, roteiro e história em quadrinhos, ilustradora de jornais, livros didáticos e infantojuvenis.

Amigos, um ótimo final de semana e até sexta!

Dia 1º, Passarinho se encontrará com a PRIMEIRA PALAVRA (Editora Abacatte), de Tino Freitas e Elvira Vigna.

Agradecimentos:

A todos que me emocionaram com compartilhamentos no facebook e com comentários belíssimos sobre o texto “A minha avó é de algodão e tem pálpebras de pano”, principalmente estes dadivosos, que tiveram a gentileza de postar no PASSARINHO as suas impressões:

Regina Gulla, Karin Krogh, Pablo Morenno, Vinícius Linné e Heloísa Leandro.

Renato Coelho

Apaixonado pela Literatura Infantojuvenil.

5 comentários:

  1. Renato,
    Fiquei emocionado de ver a minha menina por seus olhos. É incrível como você conseguiu capturar a essência da história, inclusive o quanto de mim coloquei nela.
    Obrigado por ter esses olhos de ver. Obrigado por ser você também cheio de delicadezas.

    ResponderExcluir
  2. As galinhas guardam na sua imaginação a história do que elas mesmas poderiam ter sido e nao foram. Com a história que contam tentam redescobrir o que ainda resta de possibilidade de serem pássaros. Vinicius Linne com esta fabula, criada com cuidadoso trato da linguagem, nos fala sobre as possibilidades da existência. Eu tenho na minha biblioteca.

    ResponderExcluir
  3. Já sofri muito por dar importância exacerbada à palavra do outro. Hoje, aos 41, já consigo ponderar e minha vida se tornou tão mais leve que realmente voei.....ainda não li, mas já vejo que é um livro imprescindível para todos nós. Obrigada por compartilhar conosco Renato. Um beijo beeeeeeeem grande!!!

    ResponderExcluir
  4. Mesmo atrasada, deixo meu comentário, impossível não falar sobre suas escolhas semanais, Renato!
    Engraçado, quando eu era muito criança, sonhava sempre que voava... tanto que, no momento em que eu acordava, a sensação ainda persistia e eu queria continuar voando! Era fácil.
    Coisas de criança que carrego comigo na idade adulta e que me ajudam a sair de momentos difíceis da vida. É só voar e ver de cima, a solução aparece.

    ResponderExcluir
  5. Salve, Renato. Como disse em outro lugar, sinto-me muito à vontade nesse espaço. Voltarei outras vezes.
    Abraços!

    ResponderExcluir