Renato Moriconi é BÁRBARO!

  • 7
BÁRBARO

22 de agosto de 2013 começa doído e, por isso, precisei escrever com a ajuda do Mestre Bartolomeu Campos de Queirós (1944-2012) – escritor, editor, educador e sobretudo humanista – para tentar transformar essa dor em algo mais suportável ou menos frio.

O grande Bartô me atendeu, consegui escrever, a dor diminuiu e estou tentando ir em frente sem pensar muito no pequeno Isaac, já que dia 31 agora o seu pai estaria comemorando mais um ano de vida.... O texto “Meu coração estava cheio de vazio”, por incrível que pareça, me proporcionou muitas alegrias, pois muitos amigos queridos me presentearam com comentários muito dadivosos, no entanto, se eu pudesse escolher ou esse texto que emocionou muitos amigos ou mais um abraço de pai pro Isaac, ficaria com a segunda opção sem nenhuma sombra de dúvida.

O texto de hoje é, na verdade, uma homenagem ao grande artista, amigo e também humanista Renato Moriconi. É por isso que ele é BÁRBARO!

BÁRBARO, livro-imagem, lançado em abril, pela Companhia das Letras e sob a cuidadosa coordenação editorial de Júlia Moritz Schwarcz não é apenas mais um livro de imagens de Renato Moriconi.

BÁRBARO é bárbaro!!!

“Era uma vez um bravo guerreiro que montou em seu lindo cavalo e saiu em uma perigosíssima expedição. Ele lutou contra serpentes, gigantes de um olho só, sobreviveu a flechadas, enfrentou leões monstruosos, plantas carnívoras até que...”

Amigos leitores, o final desse belíssimo livro é um dos mais incríveis que já vi! Moriconi é daqueles poucos escritores que não subestimam a criança, e o resultado disso são os seus livros de vida para crianças de todas as idades!

BÁRBARO nos faz enxergar que a vida pode ter um final bem diferente daquele planejado, ou melhor, nos faz acreditar que sonhar ainda vale a pena!

Horas antes de escrever este texto-homenagem, pensei em muitas coisas; Império Romano, minha conversa sobre o livro BÁRBARO com a Cíntia Medina (historiadora...), outros livros imagens... até que... De repente, a gente vê que perdeu (ou está perdendo) alguma coisa morna e ingênua que vai ficando no caminho...

Sim!!!!! A arte do Renato Moriconi (o livro BÁRBARO especificamente) não nos deixa perder essa coisa morna e ingênua que vai ficando no caminho! Moriconi nos ajuda a ver a vida com mais graça e beleza! Suas ilustrações nos salvam!

TELEFONE SEM FIO, BOCEJO, BÁRBARO – os três editados pela Companhia das Letras – e todos os outros livros desse senhor de 33 anos são uma verdadeira dádiva para a cultura. Você pai, você educador, você que aprecia o que há de melhor na Literatura Infantojuvenil: pare tudo e vá correndo comprar um livro desse Mestre! Com toda certeza a sua vida ficará melhor!

ENTRE, de Renato Moriconi

"Entre palavras

Há espaço

Entrem palavras

Há espaço”

"Renato Moriconi é artista visual e escritor, graduado em Artes Plásticas (FPA) e pós-graduado em Design Gráfico (CEUMA-USP). Dedica-se às artes gráficas desde 1994 e tem mais de 40 livros publicados no Brasil, México, França e Coréia do Sul.
 Recebeu os prêmios "melhor livro-imagem" em 2011 e "melhor livro para a criança" em 2012 pela FNLIJ - Fundação Nacional do Livro  Infantil e Juvenil. Por esta mesma instituição, foi selecionado para figurar entre os 20 ilustradores que representam a literatura de qualidade brasileira. Recebeu também os prêmios da Revista Crescer dos 30 melhores livros em 2011 e 2012 e o prêmio de melhor ilustração editorial no 13º Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre. Foi finalista do prêmio Jabuti 2011 em 2 categorias: melhor ilustração infantil e melhor livro infantil." www.moriconi.com.br

Amigos, tenham um final de semana BÁRBARO e até a próxima sexta!

Agradecimentos:

Ao Cazuza, pois há neste texto um pequeno fragmento da canção POEMA, composta por ele.

A todos que me emocionaram com compartilhamentos no facebook e com comentários belíssimos sobre o texto "Meu coração estava cheio de vazio", principalmente estes que tiveram a gentileza de postar no PASSARINHO as suas impressões:

Teresa Senda Galindo, Daniel Pilotto, Ana M M Pereira, Deniz Adriana, Julio Cesar Cardoso de Barros, Jiro Takahashi, Mariana Laura, Ana Maria Alves Leandro, Simone Pedersen e Heloisa Leandro.

Penélope Martins, PASSARINHO agradece o seu carinho expresso na sua coluna do Jornal "ABCD Maior".

Renato Coelho

Apaixonado pela Literatura Infantojuvenil

7 comentários:

  1. Uma emoção após a outra, tive que tomar fôlego para beber suas palavras, necessárias para amenizar a minha dor, quando vejo pobres maranhenses morrerem na construção civil devido à ganância e à falta da ética. E pensar que eles vieram em busca de um sonho. E pensar que eram tão jovens. Só a literatura nos salva.

    ResponderExcluir
  2. Olha, Re, eu realmente tenho farta admiração pelo Moriconi, que maturidade maravilhosa dentro de um corpo tão moço. Mas os seus comentários não perdem para ele na elegância, na acuidade de observação e na capacidade de nos convidar a ler mais. Amei seu texto. Seus Bárbaros Renatos! Bjo, querido.

    ResponderExcluir
  3. Renato, voccê deixa a gente com tanta vontade de ler mais! Só posso lhe agradecer pelos textos que escreve e sugestões que no dá. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Renato, a delicadeza do teu texto faz com que eu use meus lenços de papel... pressinto os livros comentados pelos teus comentários, e minha criança Ana pede, batendo as mãos, que estes livros lhe sejam apresentados. Parabéns, meu caro!!

    ResponderExcluir
  5. Adoro quando leio algo que me instiga a querer mais......o Bárbaro é lindo, seu texto delicioso e agora fico esperando o próximo. beijos e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Maiis uma vez fiquei apaixonada e muito curiosa. Conheço outras obras de Marconi, mas não esta. E do jeito que vc escreve da uma vontade de ler, de compartilhar.

    Amei.

    E que venham outros posts bárbaros...

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. O passarinho com letras no bico constrói seu ninho nos livros. O passarinho: Renato Coelho. O livro: Bárbaro. O Bárbaro: Renato Moriconi. Lá no alto da estante da Companhia das Letras ele brilha na Bienal. Já de mãos dadas o cavaleiro com sua espada aceita subir a serra petropolitana com suas histórias nos acompanhando até em casa. Parabéns, Renato pela excelente dica. Bravo, bravo, Moriconi pelo belíssimo trabalho.
    Saudações Literárias aos bárbaros Renatos ! : )
    Beijocas, Naná Martins

    ResponderExcluir