Anete e seu passarinho adorável!

  • 13
AneteB

 

Passarinho, começa 2014, com uma história de amor! Mas não uma história de amor qualquer, me refiro a um encontro especial de Anete com um passarinho adorável! Tudo começou por causa de um chiclete sabor de morango... Anete masca o chiclete, a bola começa a surgir, vai crescendo, vai tomando forma e... a nossa garota sorri de felicidade! Com o vento forte, um pequeno graveto para no nariz grudento de chiclete, a menina acha graça, faz cosquinha, mas o melhor está por vir! Um passarinho pousa no seu nariz, faz uma pilha de gravetos e brevemente Anete ganha um ninho!!! Amados leitores, o livro mal começou e o Passarinho deste blog já está apaixonado pela história! Por que será?!

“Anete, nariz de chiclete” (Escrita Fina Edições), texto de Ronize Aline e ilustrações de Bruna Assis Brasil, é daqueles livros infantis muito especiais! Ronize nos faz mergulhar nas suas palavras encantadas e Bruna nas suas ilustrações deliciosas! Lemos a última página e voltamos à primeira, pois queremos mais, Ronize seria uma fada das letras? Perguntei à Anete e ela não soube responder...

AneteA

 

O pássaro levantou voo, os pés enroscados no ninho, que trazia junto o chiclete, que trazia junto o nariz de Anete, que trazia junto Anete. Agora tudo era pequenininho, sua casa, a mãe estendendo roupa no quintal, os colegas brincando no pátio da escola – o leitor fica extasiado porque os parágrafos também levantam voo, as ilustrações belíssimas.... também levantam voo, Ronize e Bruna nos permitem voar – e essa viagem incrível continua! Anete e passarinho veem uma baleia nadando com o filhote em alto-mar, girafas, índios, cisnes voando em bando, avalanche, arco-íris, elefantes tomando banho coletivo no rio, guepardo, gazela.... Anete maravilhada com tudo o que via, com o amigo passarinho, mas uma pontinha de saudade de casa começava a brotar!

E agora? A nossa garota do chiclete consegue voltar pra casa? Anete e passarinho terão outras aventuras? Caros, o final é especial e fico aqui torcendo para que vocês leiam esse livro lindo e que nos faz começar 2014 voando! Que os passarinhos lhe tragam livros de encantamento, paz, saúde, esperança, felicidade, voos e amor!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

BIO RONIZE ALINE

Ronize Aline é escritora, tradutora, crítica literária, jornalista e professora universitária.

Como escritora, tem dois livros infantis lançados: Anete, nariz de chiclete, de 2013, e O dono da Lua, de 2011, ambos pela Escrita Fina Edições. Participou com dois contos da coletânea Nouvelles du Brésil, lançada em 2013 na França, pela Éditions Reflets d’ailleurs.

Trabalha com criação de textos em diversos formatos e para diversas plataformas (matérias jornalísticas, resenhas de livros, conteúdo para sites, textos institucionais, projetos educacionais, literários e empresariais, entre outros), tradução, revisão  e preparação de originais literários. É crítica literária do jornal “O Globo”, do Rio de Janeiro (no suplemento literário “Prosa&Verso”) e professora do curso de Comunicação Social da UniCarioca.

Ministra cursos e palestras nas áreas de criação literária, escrita criativa e literatura infantojuvenil.

Mantém o blog da Ronize Aline sobre criação literária em  www.ronizealine.com

Facebook: www.facebook.com/escritoraronizealine

Twitter: www.twitter.com/ronizealine

Instagram: www.instagram.com/ronizealine

BIO BRUNA ASSIS BRASIL

Bruna Assis Brasil nasceu em Curitiba, em 1986. É pós-graduada em ilustração criativa pela Escola de Disseny i Art, de Barcelona, e tem mais de vinte livros publicados. Pela Escrita Fina, ilustrou “Margarida, coisa mais querida!”, em 2013 e “A pedra no caminho”, também em 2013.

www.brunaassisbrasil.com.br

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Amigos, dia 14 de fevereiro, Passarinho receberá o “Admirável ovo novo” (Positivo), de Paulo Venturelli e Maurício Negro.

Agradecimentos:

A todos que me emocionaram com compartilhamentos no facebook e com comentários belíssimos sobre o texto “Fechando 2013 com maçãs argentinas!”, principalmente estes dadivosos, que tiveram a gentileza de postar no PASSARINHO as suas impressões:

Henriette Effenberger, Vinícius Linné, Heloisa Leandro e Pablo Morenno.

Um abraço especial para Ronize Aline!

Renato Coelho

Apaixonado pela Literatura Infantojuvenil.

 

13 comentários:

  1. Que linda a história! E lindas as ilustrações também. Deu vontade de visitar esse ninho. :D

    ResponderExcluir
  2. Querido, é um prazer imenso estar nesse ninho, com Anete em tão boa companhia. Adorei "o leitor fica extasiado porque os parágrafos também levantam voo, as ilustrações belíssimas…. também levantam voo, Ronize e Bruna nos permitem voar". Obrigada pelas palavras carinhosas e por abrir seu espaço para nós. Beijocas

    ResponderExcluir
  3. […] Seguindo com o nosso blog tour, Anete, nariz de chiclete foi pousar em um ninho repleto de personagens encantadores. Quem nos recebe dessa vez é Passarinho – literatura infantojuvenil no ninho, um blog totalmente dedicado a ler e compartilhar obras infantojuvenis. Pois Passarinho encontrou-se com o passarinho aventureiro de Anete, e vejam só o que deu: uma adorável resenha de Renato Coelho, o homem por trás do ninho: Anete e seu passarinho adorável! […]

    ResponderExcluir
  4. Amei o título, amei o que você escreveu sobre o livro (quero um pra mim) e fiquei tresloucada pelas ilustrações. Por isso, venho através do seu blog fazer um pedido: Bruna, eu podia estar roubando, eu podia estar matando, mas ilustra o meu próximo livro???? Brincadeiras a parte....quero voar junto a este passarinho.

    ResponderExcluir
  5. Renato querido, finalmente pousei nesse ninho literário! Muito linda a maneira como você tece com as palavras esse ninho aconchegante. Embora a leitura seja um claro convite ao voo encantado dos livros, também é possível sonhar pousando por aqui. Bom passarinho, me leve em suas asas pelo mundo encantado dos livros! Peço ainda que pouse também em meu coração e cante um canto de sonhos e magia literária. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Como sempre o Passarinho traz para o seu ninho encantamento e emoção. Sem ler o livro, me identifiquei com a Anete e com a rima de seu nome que também rima com o meu...rs. Parabéns à escritora, à ilustradora e ao Passarinho por acolher em seu ninho mais uma personagem inesquecível.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns para o passarinho! Por este ninho aconchegante para muitos ovos de ouro!

    ResponderExcluir
  8. Intertextualidade poética: de passarinho pra passarinho, de ninho pra ninho!

    ResponderExcluir
  9. Sou muito ligado a história com pássaros e com vôos. Um bom motivo para colocar na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  10. "Eu gosto do encanto de um bom conto e quando chega chega como um belo canto, eu me entrego ao encantar".
    Esse livro tem um cuidado especial, quero um exemplar para os meus filhos e netos.

    ResponderExcluir
  11. “Eu gosto do encanto de um bom conto e quando chega como um belo canto, eu me entrego ao encantar”.
    Esse livro tem um cuidado especial, quero um exemplar para mim, para os meus filhos e netos.

    ResponderExcluir
  12. Igual ao Joca Monteiro um bom conto também me encanta. Aliás, quem não se encanta com um bom conto é "ruim da cabeça e doente do pé"
    Onde a gente encontra Anete nariz de chiclete aqui no Rio de Janeiro? Lucas Benevides (6 aninhos bem educados) com certeza vai dar lindos sorrisos e belas gargalhadas. Palavra de avó.

    ResponderExcluir
  13. Queria ler esse livro! Quando eu era pequena vivam fazendo brincadeiras com meu nome e chiclete! rsrsrs
    Bjinhos Anete

    ResponderExcluir