A Prosopopeia de Alex & Cris!

  • 6
FESTA DO CALENDÁRIO

 

Que capa! O convite para a FESTA DO CALENDÁRIO (RHJ), com texto de Alexandre de Castro Gomes e ilustrações – belíssimas – de Cris Alhadeff, é a capa do livro! Ali, Cris fotografa, com a sua arte, três personagens: a Sexta, o Junho e o Fevereiro, “pessoas” que trabalham numa empresa onde acontece, no último dia do ano, a Festa do Calendário! Capa com os tons exatos, com o papel fosco – refinamento... (confesso que não gosto muito das capas brilhantes... salvo uma ou outra) – com o traço infantil e luminoso da Cris! Este livro é especial para mim por vários motivos, um deles é porque o livro se concretiza com as palavras e as ilustrações de um dos casais mais admirados da nossa Literatura Infantil! Essa Festa se realiza com esse casal carioca e  apaixonante! Ah, o amor!

 

Lançamento FESTA DO CALENDÁRIO FNLIJ

 

 

Alex e Cris no Lançamento, de FESTA DO CALENDÁRIO na FNLIJ.

O grande mestre Leo Cunha, em uma resenha sobre este livro, diz que a história é quase uma fábula!  Quem nunca se emocionou com os sentimentos humanos das formigas, dos cordeiros, dos porquinhos?! Alex, como todos conhecem, escreve com propriedade ao humanizar  os dias da semana e os meses do ano numa história engraçada e que se passa numa festa de confraternização de final de ano. A Segunda, como não poderia ser diferente, é dispersa, vive tomando café e tem ataques de depressão..., a Sexta é alegre, adora uma festa, vive sorrindo, boa praça, mas às vezes tenta sair mais cedo do trabalho... E a Maio, que encanto... a moça é noiva e seu grande sonho é se casar... mesmo com o noivo sempre adiando a data do casório... Alex aqui ousa, não quer saber de animais ou de objetos, quer mesmo é dar vida aos dias e aos meses! O resultado? Adivinhe! Viva a prosopopeia da vida!

Cris e Alexandre amam o que fazem! Difícil não se entusiasmar com a paixão desse casal pela Literatura Infantil! Assistam às suas entrevistas ao Ziraldo e vocês concordarão comigo. Seguem os links para que vocês possam também assistir:

Cris Alhadeff no ABZ do Ziraldo:

http://www.youtube.com/watch?v=kWSV8fdUzTc

Alexandre de Castro Gomes no ABZ do Ziraldo:

http://www.youtube.com/watch?v=x844JhMVgIU

“Esta é uma festa diferente e animada e você está convidado para dela participar. Os outros convidados? Você já os conhece de longa data... Ilustrado com belíssimas e coloridas imagens, este texto narra uma festa, na qual o autor propõe um interessante diálogo, personificando os dias da semana e os meses, chamando a atenção para as principais datas comemorativas. A recriação dos motivos e do sentido das comemorações é uma das possibilidades dada ao leitor, promovendo nosso calendário de forma festiva.”

FESTA DO CALENDÁRIO, além de tudo, promove o nosso calendário! Alex e Cris nos contam uma história engraçada, criativa e brasileira! Vale também ressaltar o projeto gráfico: o texto todo possui caixa-alta, porém sem ofuscar a beleza da edição.

O livro foi selecionado para o pregão da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza para compor as bibliotecas móveis, nas salas de aula, do Ensino Fundamental.

Passarinho convida você para essa Festa! Vem!

 Alex Festa do Calendário

 

Alex lançando a FESTA!

Bio Alexandre de Castro Gomes

“O escritor carioca Alexandre de Castro Gomes publicou seu primeiro livro O julgamento do chocolate, em 2008. Três anos depois, assumiu a Coordenação de Comunicação Digital da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ). Alexandre ganhou concursos literários, teve livros escolhidos em programas de governo, criou o site eraumavez.com.br para escritores iniciantes e assinou a coluna Espaço LIJ para o jornal Digital Sobrecapa Literal. Hoje dá palestras, faz leitura crítica de originais, ministra oficinas e mantém seu blog no endereço www.blogao.com.br. Entre seus livros publicados estão Condomínio dos Monstros (RHJ), O menino que coleciona guarda-chuvas (Globo), Histórias a quatro patas (FTD), Aniversário no cemitério (Escrita Fina) e Chapa Verde (Garamond).”

Bio Cris Alhadeff

“Sou do Rio, moro aqui e me formei em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Trabalhei por muitos anos com design em sinalização, multimídia, identidades visuais, e webdesign. Em webdesign, desde 98, criei projetos de web para clientes do meio artístico e empresas no Brasil, Estados Unidos e Grécia. Em 2009 ilustrei o Condomínio dos Monstros, livro do meu marido e parceiro Alexandre de Castro Gomes - meu primeiro trabalho em literatura infantil. Depois não parei mais. Alguns dos trabalhos que já fiz: . Condomínio dos Monstros, de Alexandre de Castro Gomes - Ed. RHJ (Minha Biblioteca, PNBE 2012, PNAIC - mais de 200.000 livros vendidos); . Alice Faz Aniversário, da Tânia Velozo - ZIT Editora (Prefeitura de São Paulo 2012); . Alfinete, o porco-espinho, de Lucília Garcez - Franco Editora; . O Baile das Caveiras, de Jonas Ribeiro - Franco Editora (Prefeitura de Contagem 2012); . Festa do Calendário, de Alexandre de Castro Gomes, Ed. RHJ; . O Que é Que Não é?, do Cesar Cardoso, para a Biruta (PNBE 2012, PNAIC); . Era Uma Vez, Uns Três, de Telma Guimarães, Ed. Melhoramentos; . O Banho de Nina, de Ana Cristina Melo, Ed. Escrita Fina; . Amigo Bicho (em braille), de Flávia Côrtes pela Fundação Dorina Nowill, para cegos; . Bebel, A Gotinha que Caiu do Céu, de Patrícia Engel Secco, Ed. Melhoramentos; . Amizade Desenhada, de Ana Cristina Melo, Ed. Escrita Fina; . O Sítio no Descobrimento, de Luciana Sandroni – Ed. Globo; . O Porteiro do Condomínio dos Monstros, de Alexandre de Castro Gomes, Ed. RHJ; . Aniversário no Cemitério, de Alexandre de Castro Gomes – Ed. Escrita Fina; . Bebel, A Gotinha que Caiu do Céu (edição especial), de Patricia Engel Secco, Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo; . Tarsilinha e as Cores, de Patrícia Engel Secco, Ed. Melhoramentos; e . Tarsilinha e as Formas, de Patrícia Engel Secco, Ed. Melhoramentos. Hoje a ilustração é minha grande paixão, minha rotina e tema do meu site (www.crisalhadeff.com).”

Amigos, obrigado pela companhia e até sexta!

Dia 13, Passarinho nos apresentará o João, de Sônia Menezes e Santiago Régis, com o livro JOÃO TINHA MEDO (RHJ).

Agradecimentos:

A todos que me emocionaram com compartilhamentos no facebook e com comentários belíssimos sobre o texto “Quais são os seus sonhos?”, principalmente estes dadivosos, que tiveram a gentileza de postar no PASSARINHO as suas impressões:

Severino Rodrigues, Heloisa Leandro, Adriana Teles, Henriette Effenberger, Alexandre de Castro Gomes, Rafael Mussolini, Santiago Régis e Pablo Morenno.

Um abraço muito especial para o Alex e a Cris!

Renato Coelho

Apaixonado pela Literatura Infantojuvenil.

 

6 comentários:

  1. Meu querido, é uma honra participar do seu blog, quanto mais tendo uma viagem literária minha tão gostosamente resenhada aqui. Você tornou o meu domingo mais feliz. Um abraço para você e um até já para o Passarinho.

    ResponderExcluir
  2. Tive a honra de conhecer e me tornar amigo dos dois. Alex escreve com uma alegria incrível e os desenhos da Cris ampliam essa felicidade! Aí está uma dupla que se completam!

    ResponderExcluir
  3. Como deve ser divertido e feliz , louca pelo livro!

    ResponderExcluir
  4. Eu tive o privilégio de ler A Festa do Calendário antes de ir para a editora. É divertido. É encantador! Não posso deixar de dizer também da alegria que é partilhar da amizade do Alex, uma das pessoas mais generosas que conheço. Digo, sem medo de errar, que o Alex é um dos grandes escritores de literatura infantil da atualidade. Sem contar que a parceria com a Cris só torna ainda melhor o que já era excelente. Sucesso sempre a ambos!

    ResponderExcluir
  5. Uma festa em que os festivos se encontram para celebrar deve ser muito divertida. Vai para minha lista de desejos para meu do amigo secreto.

    ResponderExcluir